Página Inicial | Quem Somos | Fé e Ciência | Religiões | Artigos | Notícias | Contato | Vídeos | Fotos | Links | Boletim | Busca

Campina Grande, 11/11/2003
Estudiosos dizem que leitura da Bíblia pode combater diabetes, câncer e cardiopatias



José Alves

Acredite. Sua saúde e seu bem estar estão diretamente ligados ao seu estado de espírito. A leitura da Bíblia Sagrada é apontada por estudiosos como maneira de combater diabetes, problemas cardíacos e até câncer. Pesquisa com fundamentação científica feita por Wilson Lopes e Mônica Magnavita verificou que a leitura dos evangelhos, por exemplo, ativa substâncias capazes de fortalecer o sistema imunológico. A dupla - pai e filha - está lançando o livro “Evangelho e Saúde - Fundamentos Científicos para uma Melhor Qualidade de Vida”.

Se você consegue ter dias felizes e alegres, com sentimentos positivos, praticando o amor, a solidariedade, a fraternidade e a compreensão, seu corpo passa a ter mais resistência para combater agentes externos como bactérias e vírus. Por outro lado, sentimentos contrários a ética cristã, como o egoísmo, a indiferença e o ódio, são os grandes responsáveis por doenças como câncer, diabetes, gastrite e problemas cardíacos.



Releitura
Mônica define o livro como uma releitura do Evangelho, uma vez que todas essas mensagens já foram ditas por Jesus há mais de 2 mil anos. Segundo ela, o livro mostra que o paraíso pode ser aqui, desde que as pessoas busquem uma melhor qualidade de vida com amor, fé e esperança.

O livro, lançado mês passado, mostra uma pesquisa de 25 anos, realizada por Mônica e seu pai Wilson Lopes, em comunidades carentes, presídios, entre amigos, médicos e até familiares. O que o livro revela e a ciência está mostrando é que se a pessoa é estressada, muito impaciente e irritada, por exemplo, acaba desequilibrando o sistema endócrino.



Médico confirma poder curativo da Bíblia
O clínico geral e neurologista Joaquim Paiva Martins também acredita que, através da leitura da Bíblia, a prática dos princípios cristãos, como o amor e a fraternidade, estimula a paz e a saúde interior. Ele é de opinião que todo sentimento bom estimula o bem estar e são os melhores indutores para uma vida saudável. Afinal são eles os responsáveis pela liberação dos hormônios e o bem estar do indivíduo.

O médico concorda com os autores do livro Wilson Lopes e Mônica Magnavita que as pessoas que buscam os princípios cristãos para obter uma melhor qualidade de vida não precisam estar particularmente ligados a alguma religião. Mas admite que uma religião ajuda o indivíduo a viver melhor. Porém, não usa a religião como um pré-requisito para que a pessoa possa obter uma vida saudável. Basta que ele caminhe consciente de que a fé e a esperança geram emoções fortemente positivas.

Quando os autores, baseados em fundamentação científica, dizem que seguir esses preceitos não significam uma questão de salvação para a vida eterna, o médico não concorda, pois acredita que há outra vida além da morte. Ele disse que vê a vida além da morte como uma filosofia de vida e alerta que todas as pessoas devem acreditar para viver melhor.



OS AUTORES
Wilson Lopes escreveu esse seu primeiro livro aos 70 anos, ao lado de sua filha, Mônica Magnavita, com base nos estudos de teologia que iniciou há mais de três décadas. Sua experiência na assistência a famílias carentes e a presidiários no Rio de Janeiro o ajudou a compreender os efeitos dos princípios cristãos sobre o equilíbrio e a saúde.

Casado, com três filhos e cinco netos, é economista, formado pela antiga Universidade do Estado da Guanabara, hoje UERJ, e trabalhou durante 35 anos na Unisys do Brasil, onde se aposentou como diretor superintendente da Unisys Previ. A partir de 1998, iniciou o projeto de documentar em livro as experiências acumuladas nas atividades profissionais e assistenciais. Sempre ligado às ciências exatas, procurou uma análise racional para os ensinamentos bíblicos, reciclados por Jesus.

Mônica Magnavita é jornalista especializada em economia, com passagens pelo O Globo, o Estado de S. Paulo, pela revista Exame e Gazeta Mercantil, onde trabalha atualmente como editora. Formada pela PUC-RJ e com mestrado em Teoria da Comunicação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), começou ao lado do pai, Wilson Lopes, os estudos sobre o Novo Testamento, há cerca de dez anos, e também participa de núcleos de estudos de filosofia.



Fonte: Jornal Correio da Paraíba





 
   Vem aí a 13ª Consciência Cristã - PREPARE-SE!

 

- Hotéis e Pousadas
- Preletores do XIII Encontro
- Mais notícias do XIII Encontro
- Vídeo Institucional do XIII Encontro

- Veja como foi o XII Encontro









.





.

.

.
.

 

          


     Receba notícias no seu e-mail Notícias no seu computador RSS Notícias no seu Blog Notícias no Celular

 


VINACC - Visão Nacional Para a Consciência Cristã
Copyright© 2009 vinacc.org.br - Todos os direitos reservados - Layout desenvolvido pela Êxodo Design