JORNAL EM FOCO - Ano 3 - Nº 4 - Julho a Setembro / 2004
Onde faltou apoio, superabundou a Graça

     Todavia, o meu justo viverá pela fé; e se retroceder, nele não me compraz a minha alma; nós, porém, não somos daqueles que recuam para a perdição, mas daqueles que crêem para a conservação da alma - Hb 10:38-39.
     O Encontro para a Consciência Cristã tem sido marcado desde o princípio por grandes desafios para a sua realização. O seu crescimento foi de maneira esplêndida, saindo de um público de aproximadamente três mil pessoas na sua primeira edição numa área de aproximadamente 400m² para quase 100 mil na sexta edição, num espaço de cerca de 6.450m². Mas na mesma proporção cresceram também os custos, que para esse ano estava orçado em R$ 118.290,94, que seriam levantados por meios de patrocínios públicos, privados, ofertas das igrejas, sócios mantenedores e ofertas tiradas durante o evento, como acontece todos os anos.
     Parecia que tudo iria correr conforme o planejado, quando vieram as chuvas de janeiro, que foram bênçãos de Deus, afetando a infra-estrutura do Estado e, em particular, da cidade. Houve um encontro entre os coordenadores do evento e o governador Cássio Cunha Lima no final de janeiro último. Naquela ocasião, ele falou das dificuldades e da impossibilidade de destinar recursos para quaisquer evento, que ora se avizinhavam, inclusive o carnaval e o Encontro Para a Consciência Cristã, cujo representantes entenderam a sensibilidade do governador para com os mais necessitados e assinaram embaixo a sua decisão, mesmo porque em anos anteriores, ele sempre esteve ajudando o evento.
     Posteriormente, os coordenadores procuraram a prefeita da cidade, senhora Cozete Barbosa, mas não foi possível o contato. Isto só veio acontecer após uma conversa com a chefe de gabinete, senhora Socorro Ramalho, na presença de diversos pastores, quando foi lembrado o compromisso da prefeita, assumido durante uma reunião no mês de dezembro, no Hotel Village, ocasião em que vários pastores estavam presentes.
     A prefeita garantiu o Parque do Povo bem como o apoio financeiro para a realização do VI Encontro Para a Consciência Cristã, já a partir do mês de janeiro.
     A chefe de gabinete da prefeito comunicou aos coordenadores do evento e diretores da Visão Nacional Para a Consciência Cristã que a mandatária campinense estava impossibilitada de atender o compromisso outrora assumido diante dos pastores e da VINACC, pois estava tendo que socorrer os desabrigados das últimas chuvas.
     Mas, a compreensão dos organizadores do VI Encontro transformou-se em indignação, a partir do momento em que eles tomaram conhecimento, através da Imprensa local, que a Prefeitura havia liberado cerca de 150 mil reais para o Encontro Para a Nova Consciência (“Nova Era”) e 40 mil reais para o Carnaval de Rua. Os organizadores do Encontro Para a Consciência Cristã ficaram sem entender, porém perguntando: “o dinheiro não era para os desabrigados das chuvas”? Na realidade, a prefeita perdeu o rumo da questão, pois, como pessoa que viveu muitos anos nos movimentos políticos, sabe muito bem que um executivo público governa pra todos e que um governo deve prezar pela eqüidade, ou seja, sem previlegiar um em detrimento do outro. Pelo menos é o que se espera de um governante. Naturalmente, houve discriminação por parte da Prefeitura para com o maior encontro deste gênero no Brasil e único grande evento interdenominacional evangélico de nosso Estado.
     Só que, faltando menos de 30 dias, os coordenadores tiveram a difícil missão de decidir entre desistir do evento e jogar na “lata” do lixo os cinco anos de trabalho, voltar para a AABB, e, consequentemente, comprometer o futuro do evento, saindo do Parque do Povo, algo que tanto lutaram; ou realizar o VI Encontro mesmo correndo o risco de ficar inadimplentes, comprometendo assim a imagem do evento.
     Mas, o “justo viverá pela fé e se retroceder, nele não se compraz a minha alma”, diz o Senhor no texto de Hebreus. E foi nessas palavras que eles seguiram no desafio. E como disse Jó: “Eu te conhecia só de ouvir, mas agora os meus olhos de vêem”, certamente jamais seremos os mesmos após esse evento, pois Deus confirmou, autenticou e aprovou este trabalho. Não só pelo milagre das ofertas, mas pelas quase 100 vidas que se renderam ao Senhor Jesus; pelos outros tantos em que foram semeados a Palavra, pelos milhares que foram renovados e edificados por meios das palestras e pregações, sem se falar no nome de Jesus que foi exaltado nesta cidade, tão carente de Deus.
     Que Deus continue abençoando cada incentivador, mantenedor, colaborador, patrocinador para que essa bandeira seja mantida no ponto mais alto desta cidade,contribuindo, assim, para o engrandecimento do indivíduo na sociedade e na família.
 

Leia Também...
Superando as expectativas - Quase 100 mil pessoas de várias partes do país participam do Encontro
Consciência Cristã diz não à discriminação
Encontro congrega preletores de todo o País
Eventos Paralelos - Aumenta a cada ano o número de encontros
VERBUS - Ônibus Missionário cumpre etapa em CG
Consciência Cristã Kids torna-se alívio para os pais
Imprensa é uma grande parceira da VINACC
Quase 100 pessoas passam a seguir os passos de Cristo Jesus
I Ação Social com Cristo tem mais de 2,3 mil atendimentos
Opção Para a Vida completa 13 anos no Ar
Câmara Municipal concede Voto de Aplauso ao VI Encontro para a Consciência Cristã
Pr. Joaquim mostra a verdade a César em debate
OMEB E APEP apoiam Encontro Para a C. Cristã
Presidente da VINACC agradece aos que apoiaram o VI Encontro
Doutrinas estranhas da Congregação Cristã
Deus não perdoa pecado
Pastores condenam falta de justificativas para tanto sofrimento
Os “apóstolos” modernos



Clique aqui para imprimir  Clique aqui para imprimir este estudo